O câncer de colo de útero é o segundo câncer mais freqüente nas mulheres. A infecção pelo Papilomavírus (HPV) tem papel fundamental no surgimento desta doença. Atualmente, existem duas vacinas disponíveis comercialmente. As vacinas são muito eficazes contra a infecção pelos quatro subtipos do HPV mais comuns em todo o mundo, mas não contra todos os tipos de vírus que causam o câncer do colo de útero. Portanto, as mulheres vacinadas não devem deixar de fazer o Papanicolau anualmente. As vacinas não representam tratamento para infecções já adquiridas antes da vacinação, assim como as pacientes vacinadas não correm o risco de infecção delo HPV através da vacina.
As mulheres devem ser vacinadas entre os 9 e os 26 anos de idade. Recomenda-se que o início da vacinação ocorra, de preferência, antes do início da atividade sexual, aos 12 anos de idade. Entretanto, a vacinação não está contraindicada em pacientes com mais de 26 anos, nas pacientes que já iniciaram atividade sexual nem naquelas que apresentam infecção atual ou prévia pelo HPV. A vacina está contraindicada em gestantes.
O esquema completo de vacinação inclui três doses (hoje, em 1 ou 2 meses, e em 6 meses). Todas as doses devem ser administradas no máximo num período de 1 ano.