Inseminação Intra-Uterina

A inseminação intrauterina (IIU) é um procedimento de baixa complexidade em que realizamos a injeção do sêmen previamente colhido e processado diretamente dentro do útero com o objetivo de facilitar o encontro entre os espermatozóides e o óvulo e, desta forma, facilitar a fertilização. A indução da ovulação é realizada com baixa dose de medicações.

Como o sêmen é transferido para o interior da cavidade uterina, é importante que a paciente não apresente anormalidades no aparelho reprodutor, isto é, deverá estar ovulando e não poderá apresentar obstrução das tubas uterinas. Da mesma forma, o espermograma deve demonstrar que a quantidade, a motilidade e a morfologia dos espermatozóides estão conservadas.

A IIU tem sido indicada com bons resultados em casais com infertilidade sem causa aparente e poderá ser eficaz em mulheres com distúrbios de ovulação, desde que haja resposta ovariana adequada às drogas indutoras da ovulação e naquelas com sintomas de endometriose leve.

É fundamental que se faça um acompanhamento da resposta ovariana à indução, adequando as doses das drogas e prevenindo os efeitos colaterais das mesmas e/ou diminuindo o risco de gravidez múltipla. Este seguimento é realizado através da ultra-sonografia transvaginal e, eventualmente, através da medição dos hormônios de uma amostra de sangue. O seguimento ultrassonográfico é feito para se definir o melhor momento da inseminação. Algumas horas antes do procedimento, uma amostra de sêmen é obtida e preparada para ser depositada dentro do útero da paciente através de um cateter fino. O procedimento da IIU é praticamente indolor.

A IIU oferece poucos riscos. Quando a paciente responde exageradamente à medicação e mais do que três óvulos são produzidos, há um maior risco de gravidez múltipla. Nestas ocasiões, o médico decidirá se o tratamento será interrompido ou não. Os ciclos que apresentarem indícios de uma rara condição conhecida como Síndrome de Hiperestimulação Ovariana também deverão ser cancelados.

As taxas de sucesso da superovulação controlada e da IIU giram em torno de 20 a 25% por tentativa, desde que não haja infertilidade masculina e as trompas da paciente estejam normais. Quando a gestação não for obtida após algumas tentativas de IIU, o médico pode recomendar alternativas de tratamento tais como, a fertilização in vitro.